
As atividades do projeto seguem ao longo do mês de março, promovendo debates, oficinas e encontros que buscam fortalecer o papel da mulher na sociedade e fomentar a igualdade de direitos
Duas palestras marcaram a noite de quinta-feira (6), integrando a programação do projeto “VG com Elas – Várzea Grande para Grandes Mulheres”, uma iniciativa que mobiliza diversas entidades em prol do fortalecimento feminino durante o mês de março. O evento contou com a organização da BPW Várzea Grande e da UNIPARY, além do apoio da prefeitura de Várzea Grande, reunindo empresárias, líderes comunitárias e profissionais de diferentes áreas para debater temas essenciais sobre os direitos da mulher e sua força interior.
A primeira palestra, ministrada por Rosana Laura de Castro Farias Ramirez, abordou "Mulheres, Políticas Públicas e Combate à Violência de Gênero". A especialista enfatizou a necessidade de conhecimento sobre os mecanismos de proteção e direitos das mulheres. “Antes de tudo, todos somos cidadãos e, acima disso, seres humanos. A violência de gênero é uma realidade presente em muitas famílias brasileiras, impactando mulheres de diferentes classes sociais. Nosso papel é disseminar informação e fortalecer a conscientização para que as mulheres saibam como acessar essas políticas de proteção”, afirmou.
A segunda palestra, "A Raiz da Grandeza", foi conduzida por Cinthia Antunes e destacou os pilares do crescimento pessoal e profissional das mulheres. Segundo a palestrante, a verdadeira grandeza está enraizada no autoconhecimento e na força interna. “A grandeza vem de dentro. Buscamos muitas respostas fora, mas é essencial olhar para si mesma. Comparo esse processo ao crescimento do bambu chinês, que, antes de crescer para cima, precisa criar raízes fortes e profundas. Essa é a base do verdadeiro empoderamento feminino”, explicou.
Cláudia Magnani, presidente da BPW Várzea Grande, destacou a relevância do projeto “VG com Elas – Várzea Grande para Grandes Mulheres” e a amplitude do movimento. “Esse é um dos maiores movimentos que o município já teve em prol da mulher no mês de março. A BPW tem um compromisso histórico com o fortalecimento feminino, e estamos mobilizando mulheres de diferentes realidades para um trabalho transformador. A ideia é criar uma verdadeira mudança de mentalidade, promovendo apoio e prevenção contra todas as formas de violência”, afirmou.
O empresário Ederson Pastre, um dos apoiadores do movimento, ressaltou a importância do engajamento da iniciativa privada na causa feminina. “Nossa empresa tem a maioria da força de trabalho composta por mulheres. Acreditamos que é uma questão de tempo para que elas ocupem cada vez mais espaço e exerçam seu protagonismo ao lado dos homens, e não atrás”, declarou.
O projeto “VG com Elas – Várzea Grande para Grandes Mulheres” é fruto da união de diversas entidades comprometidas com a valorização da mulher, como ARVEND, PMM, Coletivo Essência, ABMCJ-MT, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de VG, Lírios, Mulheres do Bem, Cenprhe, Rede Cidadã, BPW Brasil de VG, Fórum das Mulheres Negras, Centro Popular Dorcelina Fulador e AFVG. A iniciativa também conta com o apoio da prefeitura de Várzea Grande, CDL, ALMT e Sebrae.
As atividades do projeto seguem ao longo do mês de março, promovendo debates, oficinas e encontros que buscam fortalecer o papel da mulher na sociedade e fomentar a igualdade de direitos. A programação pode ser consultada nas redes sociais da prefeituras e parceiros.